sábado, 30 de outubro de 2010

Gênero Textual: Carta

Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2010.

Querida prima Jô

Escrevo esta carta,porque estou morrendo de saudades sua, da avó,das tias,das primas e do meu mais novo primo "Miguel".
Estou um pouco enrolada com a faculdade, trabalho,estágio e namorado, vinte quatro horas são pouco para mim para dá conta de tudo. Ah! ainda tem academia porque resolvir ficar sarada até o carnaval então faço musculação, duas vezes na semana faço duas horas de aula de dança. Na proxima fez que nos encontrar-mos espero ter perdido uns quilinhos para avó não falar mais " que eu tô um mulherão" rsrsr.
Você poderia vir passar as férias do final de ano aqui, quando tiver sol te levarei para a praia de Copacabana.

Beijos!
Ludymila Rangel.


Caractéristica de carta pessoal:

O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.

• O tamanho varia entre médio e grande.
• O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.

• Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.

Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos.

Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc.

Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação.
Fonte: www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário