sábado, 30 de outubro de 2010

Gênero Textual: Cardápio

TIPO TEXTUAL: INFORMATIVO / DESCRITIVO
GÊNERO TEXTUAL: CARDÁPIO


Características do Gênero Textual Cardápio
O gênero Textual Cardápio é de Cunho informativo, tendo como objetivo orientar e informar as pessoas sobre os pratos/produtos oferecidos no estabelecimento.
Seu tipo textual é descritivo, onde descreve os pratos e os ingredientes do prato em questão.
Esse gênero textual serve para informar as pessoas(clientes) sobre os tipos de alimentos servidos no local em questão. Os cardápios podem variar de acordo com o local, e podem ser utilizados em restaurantes, bares e lanchonetes, e locais similares.
Geralmente a estrutura de um cardápio é organizada de maneira que o produto seja seguido de seu preço, sendo estruturados um abaixo do outro, sendo separados por categorias.
As principais características contidas em um cardápio são:
* O nome da empresa
* Categorias( entrada, sopas, bebidas, sobremesas)
*O tipo do prato( pode vir especificando os alimentos contidos, ou não)
*O valor do prato

CRÉDITOS: http://camilacolombeki.blogspot.com/
http://conexaoeducandoeaprendendo.blogspot.com/

Há alguns fatores que são determinantes ao montar um cardápio como: Consumidores, é necessário conhecer o público a que se destina o cardápio a ser elaborado, pois de acordo com as peculiaridades dos clientes (poder aquisitivo, idade, sexo, tempo disponível, tipo de comemoração, atividade, etc.), o planejamento tentará atingir a clientela alvo.
Preferências regionais deve- se tomar muito cuidado com estas preferências, cada localidade tem suas características, hábitos, pela disponibilidade e tem suas preferências alimentares já bem definidas. Assim sendo, é preciso atentar para oferecer alimentos que possam ser incorporados ao dia-a-dia do cliente, sem maiores rejeições.
Variação Climática a variação no tempo, quando bem definida, em certos locais de acordo com a estação do ano, é outro fator a ser levado em conta. Assim sendo, quando for frio, o cardápio deve oferecer alimentos que forneçam sensação de calor: sopas fumegantes, bebidas escaldantes; na época de calor, a apresentação deve buscar: saladas cruas, as bebidas geladas, o frescor de gelatinas, etc.
Localização em zonas centrais que congregam uma enorme densidade de construções, tem trânsito difícil, estacionamento limitado ou inexistente é que se localizam o maior número de bancos, escritórios, empresas, hotéis de grande porte(hoje em dia nem tanto), entre outros. Usando um raciocínio lógico, vemos que os clientes que irão utilizar os serviços de alimentação de uma zona assim são pessoas que já estão no centro na hora do almoço, tendo um tempo limitado para a refeição. Assim sendo, um cardápio rápido tipo executivo é a melhor pedida.
Algumas características como ilustrações, formas de pagamento, sugestões do dia, promoções e combinações, também podem estar presentes neste gênero textual, cabe a empresa organizar seu cardápio de acordo com a sua preferência.

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