quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gênero Textual - Instrucional


Certamente,você já leu um manual de instrução, uma regra do jogo, a instrução para criar um e-mail, blog,bula de remédio,mapa de cidade, essas situações diz respeito ao gênero textual instrucional. Tem objetivo de instruir, orientar sobre aquilo que o individuo desconhece.
Tipo textual- Injutiva "Vem representada por um verbo no imperativo.Estes são os enunciados incitadores à ação."(MARCUSCHI,P.28)
As principais caractéristicas deste gênero são:
. Uma linguagem simples, não formal para o sujeito que esteja lendo consiga interpretar.
. O uso das palavras escritas de formas apelativas, de acordo que prescrevem as ações,sendo um texto direto e prático.
.Os verbos estão sempre no modo imperativo(misture,adiciona, sirva).Como podemos observar na receita abaixo(criada por mim nos lanches de domingo).

Pizza Prática

1/2 Kilo de farinha de trigo
50 gramas de fermento para pão
1 colher e meia de margarina
1 copo de água
Sal a gosto
Recheio de sua preferência

Modo de Preparo

Disolva o fermento para pão em uma vasilha junto com o açucar até ficar homogêneo, em seguida misture todos os outros ingredientes e deixa descansar por meia hora.
Abre a massa com um rolo até ficar fina , unta o tabuleiro e coloque a massa e rechei com sabor de sua preferência.

Trabalho realizado em dupla: Ludymila Rangel e Camila Colombeki

Este texto é um resumo feito a partir das discussões, dos conceitos de "Gêneros Textual", realizado no dia 07 de outubro.

Gêneros textuais são a forma de como a linguagem oral e escrita se realiza em qualquer sociedade, seja em textos literários ou não, e caracterizam-se pela sua funcionalidade, seja ela cognitiva (conhecimento, aprendizagem), comunicativa( interação com o outro) ou institucional( relacionadas as instituições).
Os gêneros textuais podem ser divididos em cunho instrucional, correspondência pessoal, texto jornalísticos e cientifico.
Os textos instrucionais são aqueles que tem objetivo de orientar, instruir algo. Exemplos: bulas  de remédios, regras de jogos,folhetos explicativos, mapas de cidades etc.
Os textos de correspondências  pessoais  tem objetivo de fazer uma comunicação entre os interlocutores seja realizada de forma rápida e eficiente. Exemplos: cartas, bilhetes, telegramas, telefonemas, e-mail’s.
Textos jornalísticos têm objetivo de informar, instruir, relatar acontecimentos ou até mesmo nos persuadindo, manipulando as informações, tentando nos convencer sobre algo. Exemplos: revistas, jornais, rádio e televisão, internet.
Os textos científicos são aqueles que tem um discurso de conhecimento de ordem cientifica de acordo com o surgimento de novos fatos, e redigido em uma linguagem formal padrão, onde no início do texto o autor expõe sua ideias, seus dados, causa e efeito.
Existem diferenças entre gêneros e tipos textuais. Os gêneros textuais se estruturam em critérios externos(sócio-comunicativos e discursivos) e os tipos textuais em critérios internos(lingüísticos e formais). Sendo assim, texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. E o discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.
“Os gêneros textuais constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas” (MARCUSCHI,p.23)

Tipos Textuais
“Constituem sequências linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos” (MARCUSCHI,p.23)
Os tipos textuais são divididos em cinco categorias:
Descritivas: Apresenta uma oração simples,com o verbo estático no tempo presente ou imperfeito, com as suas características.
Narrativa: Apresenta uma ação, tempo, lugar, espaço com personagens.
Expositiva: Apresenta uma definição, ou um conceito.
Argumentativa: Defende as ideias, atribui as qualidades.
Injuntiva: Incita uma ação, uma ordem. “os textos injuntivos apresentam o predomínio de sequências imperativas” (MARCUSCHI,p.29)
Podemos dizer que, na classificação dos gêneros há: Intertextualidade intergêneros: um gênero com a função do outro, heterogeneidade: um gênero com a presença de vários tipos.
“Os gêneros são, em ultima análise, o reflexo de estruturas sociais recorrentes e típicas de uma cultura” (MACUSCHI,p.32)