sábado, 4 de julho de 2009




No dia 30 de junho de 2009,o professor Ivan passou uma atividade qual tivemos que analisar alguns livros-didáticos, eu escolhi dois livros de Estudos Sociais da antiga 1º serie do ensino fundamental, o livro que estudei Viver e Aprender ano 1993 e outro que meu irmão estudou- Coleção Marcha Criança ano 1998.

Viver e Aprender
Características:
· O livro não é ilustrado, não possui fotos e desenhos.
· Não há conexão com a realidade social.
· Não há conexão com o cotidiano da criança e nem exercícios interativos.

Coleção Marcha Criança
Características:
· Possui conexão interdisciplinar com conteúdos diversos.
· Há uma preocupação com o currículo oculto, em relação ao preconceito, aparece em diversos momentos vários tipos de crianças uma negra, uma branca, uma japonesa.
· Há dados e fatos importantes em uma linguagem clara e objetiva.

sexta-feira, 3 de julho de 2009



No dia 23 de junho de 2009, estudamos o texto de GIMENO SACRISTÁN. O currículo apresentado aos professores na qual a principal questão é a despreocupação do professor em relação ao currículo e o uso dos livros- didáticos como suporte para aula ou às vezes sendo o único elemento.
A maioria dos professores leciona em diversos colégios e acaba não tendo tempo, não planeja a aula como deveria então ele pega o livro didático e observar superficialmente se contém alguns dados importante (se é ilustrado, se contém dados atualizados, se o conteúdo e parecido do ele está querendo trabalhar na sala de aula). Sabemos que existem várias maneiras para o professor dinamizar a aula através de filmes, músicas, jornais, revistas, o computador etc. E importante o professor está atualizados e o domínio das tecnologias ajuda nessa atualização e a instituição escolar não pode ficar “desatualizado”, hoje em dia as crianças utilizam o computador para brincar, ter grupos de amigos, etc. Não dá para o professor ignorar esse fato e se prender somente a matéria, sem se adaptar as novas tecnologias.

Algumas características da tarefa do professor:

· O material didático deve ser usado por períodos curtos.
· Aulas didáticas com trabalhos, exposições, perguntas dos alunos aos professores com respostas. E trabalhos extra-classes
· Inovar sempre nas aulas porque cada turma possui suas características.
· Ao encontrar falhas no livro didático o professor junto com a turma deve comunicar os editores.

Algumas características da tarefa do aluno:

· O aluno levar sugestões de temas atuais, questionamentos para discutir em sala
· Durante sua aprendizagem o ideal é ler, compreender, fazer os exercícios propostos.

GIMENO SACRISTÁN,J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2000.