sexta-feira, 3 de julho de 2009



No dia 23 de junho de 2009, estudamos o texto de GIMENO SACRISTÁN. O currículo apresentado aos professores na qual a principal questão é a despreocupação do professor em relação ao currículo e o uso dos livros- didáticos como suporte para aula ou às vezes sendo o único elemento.
A maioria dos professores leciona em diversos colégios e acaba não tendo tempo, não planeja a aula como deveria então ele pega o livro didático e observar superficialmente se contém alguns dados importante (se é ilustrado, se contém dados atualizados, se o conteúdo e parecido do ele está querendo trabalhar na sala de aula). Sabemos que existem várias maneiras para o professor dinamizar a aula através de filmes, músicas, jornais, revistas, o computador etc. E importante o professor está atualizados e o domínio das tecnologias ajuda nessa atualização e a instituição escolar não pode ficar “desatualizado”, hoje em dia as crianças utilizam o computador para brincar, ter grupos de amigos, etc. Não dá para o professor ignorar esse fato e se prender somente a matéria, sem se adaptar as novas tecnologias.

Algumas características da tarefa do professor:

· O material didático deve ser usado por períodos curtos.
· Aulas didáticas com trabalhos, exposições, perguntas dos alunos aos professores com respostas. E trabalhos extra-classes
· Inovar sempre nas aulas porque cada turma possui suas características.
· Ao encontrar falhas no livro didático o professor junto com a turma deve comunicar os editores.

Algumas características da tarefa do aluno:

· O aluno levar sugestões de temas atuais, questionamentos para discutir em sala
· Durante sua aprendizagem o ideal é ler, compreender, fazer os exercícios propostos.

GIMENO SACRISTÁN,J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2000.

Um comentário: