segunda-feira, 27 de abril de 2009

De que maneira o Portfólio pode me ajudar na minha formação?

Na minha opinião o Portfólio, irá ampliar principalmente o meu dominio com a informática, meus pensamentos e minhas reflexões critícas nas situações cotidianas auxiliando futuramente no meu desempenho na vida acadêmica quanto no mercado de trabalho.

Pensamentos sobre o ensino


A educação brasileira vem sofrendo durante muitas décadas com a falta de investimento dos nossos governantes. Atualmente a maior parte das escolas públicas se encontram abandonadas. Há faltas de: professores, matérias didáticos, merendas e superlotação nas salas de aulas, violência, professores despreparados muitas escolas possuem uma estrutura frágil e ineficaz. A crise da escola pública é em geral na população de baixa renda, só tem acesso a determinadas escolas públicas e outras faixas da população, de maior poder aquisitivo, freqüentam as melhores escolas, em nossa sociedade capitalista quem paga mais leva. Toda essa “barreira” acaba impedindo que os estudantes consigam aprender e tornar cidadãos conscientes e críticos.
A escola deve ser um lugar onde haja uma inclusão social por partes de todos que a compõe: direção, o merendeiro, o faxineiro, o professor, o aluno estabeleça um compromisso de respeitar uns aos outros, só assim encontrará um equilíbrio. A escola considerada um espaço de transmissão e construção de conhecimento vem sendo pressionada a adaptar-se ás transformações ocorridas historicamente na sociedade moderna. Na escola pública, torna-se um instrumento de reprodução de interesses de uma forma crítica, podemos questionar a qualidade que formamos os nossos alunos.
O autor apresenta no texto oito suspeitas e nove apostas no saberes na escola, citarei algumas suspeitas.
*Um ensino de qualidade.
*A qualidade das aprendizagens(aprendizagem está ligada diretamente a capacitação do professor).
*Pesquisas universitária na área da educação professores desconfiados com os resultados das pesquisas unindo a teória e a prática.
*Condições de trabalho dos professores precária, professores insatisfeitos com o salário.
Apostas
*Debates sobre os objetivos de formação a serem providos pela escolas, formar cidadãos atualizados com a econômia, política,cultura etc.
* Professores cultos e críticos (somente professores que se transformam em sujeitos cultos pensantes e críticos, serão capazes de compreender e analisar a diversidade cultural.)
*A didática deve ser assumir como disciplina prática, desenvolvendo programas de pesquisa a partir das necessidades e demandas da práticas.
Entretanto assim como o Libâneo eu tenho duas dúvidas sobre educação brasileiras.
Em alguns momentos penso nas seguintes questões:
- O que é necessário para educação pública melhorar?
- Por que algumas escolas públicas tem índice de reprovação e evasão quase nulo e outras com um déficit muito alto ?
Acredito que muitos são os fatores necessários para mudar a educação pública, é importante ter professores efetivos e qualificados com oportunidades para ter um ensino, superior, mestrado, doutorado,etc. O professor precisa ter tempo para poder se especializar e uma remuneração digna, creio que aumentar a carga horária não resolva muito a permanência dos alunos na sala de aula, a não ser que tenha atividades como (danças, teatro, futebol, brincadeiras, grêmio etc). Desejo que futuramente as nossas escolas públicas funcionem de maneira adequada, justa e igualitária onde todos possam ter o direito de assistir aulas com qualidades, onde o aluno tenha prazer em entrar na sala de aula e ao sair da escola seja um cidadão críticos, construtivo,responsável com o nosso país e com o mundo.



LIBÂNEO,José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In:CANADAU, Vera Maria (org). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A,2000.