segunda-feira, 4 de maio de 2009

Currículo

Na aula do dia 28 de abril de 2009, na disciplina Escola como Espaço Político e Pedagógico III, discutimos o texto Curriculo, Conhecimento e Cultura de Antonio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau.
Compreendi do texto, que currículo é um processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, fruto da ação individual e coletiva dos sujeitos, é também uma união pedagógica, um elemento importante na construção e organização escolar. O currículo deve está associado ao contexto social, a diversidade cultural e atualizado com as notícias tanto em nosso país, quanto ao redor do mundo.
Durante aula foi levantado algumas questões, vou destacar duas que me fizeram refletir como estudante e futura pedagoga. A primeira é a não valorização do saber adquirido com a experiência de vida, achando que o "saber" da escola é o melhor. Recordo que no primeiro cápitulo do livro o Mestre Ignorante, Ranciére Jacques ele tem esse mesmo pensamento. "Não há homem sobre a Terra que não tenha aprendido alguma coisa por si mesmo e sem um mestre explicador". Segundo o personagem Joseph Jacotot, pedagogo francês, o indivíduo não precisava conhecer o saber formal, porém trazia consigo uma bagagem de sabedoria adquirida na vivência. Na minha opinião, logicamente que a escola é importante, mais não podemos desprezar a experiência de cada um.
A segunda questão foi os métodos , normalmente as escolas tradicionais têm sistema de ensino e avaliação antigo no qual o aluno apenas decora para tirar nota e acaba se tornando submisso, reprodutor e competitivo sem utilizar sua criticidade, tornando-se refém do sistema. É importante o professor ter uma formação continuada e está sempre atualizado para atender as necessidades dos seus alunos.
Os autores apresentam o “currículo oculto” que muitas vezes passam despercebidos pelo professor,são valores e atitudes transmitidos sulinamente, ações realizadas diariamente na esco
Exemplos: Na maioria das escolas a posição das carteiras está sempre mantendo distância do professor,associando a relação do poder e do saber dentro da sala de aula.Famílias e casas retratadas nos livros didáticos, não expressam a realidade vivida pelas crianças.
Outro ponto principal do texto e das nossas reflexões foi “cultura”, sabemos que ao falar em cultura logo passa em nossa mente as manifestações culturais como: teatro, cinema, pintura, literaturas etc. E a organização de um povo com costumes e tradições formando a identidade desse povo. Durante a aula, alguém comentou que seus filhos com idade de educação infantil ,estudaram sobre uma obra de Leonardo da Vinci “Mona Lisa”. As crianças viram a imagem e tinham que adivinhar porque ela esta sorrindo ou triste. Isso é fantástico, porque provoca a curiosidade das crianças para as ditas “culturas clássica e elitista”.
** Lendo a revista nova escola pela internet, encontrei uma matéria interessante sobre o "curriculo oculto".