No dia 26 de maio de 2009, lemos o texto O currículo: Os conteúdos do Ensino ou uma análise prática?
* Duas tradições e um só campo teórico e prático? Uma forma de integrar idéias e prática?
No inicio do parágrafo fala sobre o ensino e podemos nos perguntar, qual o papel da escola? E possível aprender em ambientes não escolares? O autor diz que sem conteúdo e sem informação não há ensino. O autor apresenta uma critica diz que há uma preocupação com aprendizagem não conteúdos didáticos, pois “mestres” da educação prefere classificar qualquer problema psicológico na criança a por responsabilidade em si e nos conteúdos didáticos.
* O currículo como Estudo do Conteúdo do Ensino.
No currículo se encontra uma diversidade em sua metodologia de ensino. Apresenta algumas características.
* Conteúdos adequados ao individuo em relação ao conhecimento.
* Socialização do individuo através da escola.
* Duas tradições e um só campo teórico e prático? Uma forma de integrar idéias e prática?
No inicio do parágrafo fala sobre o ensino e podemos nos perguntar, qual o papel da escola? E possível aprender em ambientes não escolares? O autor diz que sem conteúdo e sem informação não há ensino. O autor apresenta uma critica diz que há uma preocupação com aprendizagem não conteúdos didáticos, pois “mestres” da educação prefere classificar qualquer problema psicológico na criança a por responsabilidade em si e nos conteúdos didáticos.
* O currículo como Estudo do Conteúdo do Ensino.
No currículo se encontra uma diversidade em sua metodologia de ensino. Apresenta algumas características.
* Conteúdos adequados ao individuo em relação ao conhecimento.
* Socialização do individuo através da escola.
Bem como sabemos o currículo possuí diferentes conceitos.O principal objetivo e unir a prática curricular, tanto as ações como os conteúdos dentro da sala de aula, é preciso que fique claro que o currículo deve ser um direcionamento,o autor cita também o currículo oculto e aquele encoberto no nosso cotidiano escolar(como já descrevi em outras postagens). Para o autor o currículo deve ser compreendido por sucessivas mudanças tanto na elaboração quanto a prática pedagógica, citarei três exemplos de “duvida” na formulação do currículo:
Por que ensinar o que se ensina, deixando de lado muitas outras coisas? Trata-se da justificativa do conteúdo?
O que ensinar, ou que valores, atitudes e conhecimento estão implicados nos objetivos?
Quem deve definir e controlar o que é êxito e fracasso no ensino?
Para o SACRISTÁN, o currículo como processo se expressa em diferentes situações: a) Âmbito de decisões políticas e administrativas: o currículo prescrito e regulamentado b) Práticas de desenvolvimento, modelos em matérias, guias etc: o currículo planejado para professores e alunos c) Práticas organizativas: o currículo organizado no contexto de uma escola d) reelaboração na prática: transformação no pensamento e no plano dos professores e nas tarefas: currículo em ação e) Práticas de controle internas e externas: o currículo avaliado.
Podemos observar no gráfico da página:139, que funciona como um elo.Sabemos que o professor precisa enfrentar o desafio e associar a teoria do currículo com prática da sala de aula.
* O texto possui muitas informações, logo escreverei mais pois ainda estou processando.
Por que ensinar o que se ensina, deixando de lado muitas outras coisas? Trata-se da justificativa do conteúdo?
O que ensinar, ou que valores, atitudes e conhecimento estão implicados nos objetivos?
Quem deve definir e controlar o que é êxito e fracasso no ensino?
Para o SACRISTÁN, o currículo como processo se expressa em diferentes situações: a) Âmbito de decisões políticas e administrativas: o currículo prescrito e regulamentado b) Práticas de desenvolvimento, modelos em matérias, guias etc: o currículo planejado para professores e alunos c) Práticas organizativas: o currículo organizado no contexto de uma escola d) reelaboração na prática: transformação no pensamento e no plano dos professores e nas tarefas: currículo em ação e) Práticas de controle internas e externas: o currículo avaliado.
Podemos observar no gráfico da página:139, que funciona como um elo.Sabemos que o professor precisa enfrentar o desafio e associar a teoria do currículo com prática da sala de aula.
* O texto possui muitas informações, logo escreverei mais pois ainda estou processando.
GIMENO SACRISTÁN, J. Ocurrículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: GIMENO SACRISTÁN, J. PÉREZ GÓMEZ A. I COMPREENDER E TRANSFORMAR O ENSINO. 4 ed, Artmed, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário