sábado, 30 de outubro de 2010

Gênero Textual: Artigo de opinião




A educação infantil e a ludicidade

Através do estágio supervisionado, percebi como os alunos da educação infantil estão sendo obrigados a se disciplinarem a fazer exercícios repetitivos como: cópias, escritas e leituras. Infelizmente a escola esquece que são apenas crianças e tem que brincar e muito, a criança na idade de 4 a 5 anos está no período da descoberta. É muito ativa está sempre procurando uma nova brincadeira, cavando, lutando, tem o imaginário muito grande, por isso que o professor deve aproveitar para inserir algumas atividades lúdicas, as brincadeiras de faz- de –conta, os jogos de construção e brincadeiras que utilizam o corpo.
O brincar ajuda a criança, aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar a criança equilibra as tensões, constrói sua personalidade, minimiza o egocentrismo e a individualidade fazendo que ela consiga interagir junto com outras crianças. Através das atividades lúdicas permite que elas desenvolvam a coordenação motora, atenção a linguagem e a inteligência .
É evidente que a presença continua da afetividade e ludicidade nas interações sociais,auxilia no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno. Podemos observar que as interações,que ocorrem no contexto escolar também são marcadas pela afetividade em todos os seus aspectos. A afetividade se constitui como um fator de grande importância na determinação da natureza das relações que se estabelecem entre professor e aluno.
Assim, o ato de ensinar e aprender envolve uma certa cumplicidade entre o professor e o aluno. As relações de mediação feita pelo professor, durante as atividades pedagógicas, devem ser permeadas por sentimentos de acolhimento, simpatia, respeito, compreensão e valorização do individuo, esses sentimentos valoriza auto-estima do sujeito e favorece sua autonomia, fortalecendo suas decisões.

Caractéristicas do Gênero:

É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.

É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.

Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:

a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.

b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.

d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.

e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.

f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do lei



Fonte: www.brasilescola.com.br

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