segunda-feira, 20 de julho de 2009

No dia 7 de julho de 2009, estudamos o texto O Currículo Modelado pelos professores, a primeira parte do capitulo, enfatiza autonomia, o professor como o principal responsável a adaptar o currículo á sua prática na sala de aula,o professor é quem sabe as dificuldades de seus alunos, quais atividades devem ser utilizadas com sua turma, quais os alunos tem maiores facilidades, pois quem planeja a aula é o professor.
“O professor não decide sua ação no vazio, mas no contexto da realidade de um local de trabalho, numa instituição que tem suas normas de funcionamento marcadas ás vezes pela administração, pela política curricular, pelos órgãos de governo de uma escola ou pela simples tradição que se aceita sem discutir”.
O corpo docente é obrigado se adequar, à estrutura da instituição a qual trabalha,tanto privada ou pública, sem emancipação segue as normas ou é demitido.

· Significados, Dilemas e Práxis

Alguns pré-conceitos são questões culturais e sociais. Logo no 2ºparágrafo apresenta uma pesquisa que professores que lecionam matérias exatas, considera mais importante à educação cientifica para os meninos do que as meninas. Sabemos que tanto os meninos e meninas têm a capacidade de estudarem o mesmo conteúdo.
Segundo o autor Taner o papel do professor é dividido por níveis.
1º) Nível imitação-manutenção, professores guiados apenas pelos livros-didáticos,apenas reproduzindo.
2º) Nível, o professor como mediador na adaptação dos materiais, dos currículos ou das inovações nas condições concretas da realidade na qual atua.
3º) Nível, o professor criativo, que junto com seus companheiros, discute, pensa o que fazer e encontrar soluções aos problemas.

· Concepções epistemológicas do professor
“O professor é o decisivo e imediato mediador das aprendizagens dos alunos, e posto que atitude que ele mantenha frente ao conhecimento condiciona ..”
A criticidade do professor, não é vinculado a uma cultura ampla é restrita a determinados modelos educativos.

· Dimensões do conhecimento nas perspectivas dos professores
Como se concebe / Como se ordena/ Como se valida

O conhecimento é modelado pela cultura. Um bom exemplo, foi à fala da colega Camila quando nos contou que sua avó colocava prego para cozinhar no feijão.Isso é uma crença popular, que passou por gerações que hoje não “enquadra” em nossa realidade.
O autor aponta a ausência de criticas, pesquisas e hipóteses e sempre acreditando nos discursos teóricos e o professor como aquele que repassa a informação.
O conhecimento é dado em lugares distinto, não apenas na escola.

· Estrutura social do trabalho profissional e seu poder de mediação no currículo
“O individualismo profissional é coerente com uma função restrita do papel profissional e do professor, pois resulta cerceadora de aspectos educativos que requerem a atuação coletiva...”
O professor não deve trabalhar isoladamente, ele precisa do coletivo de opiniões diversas para fazer um diferencial na sala de aula.
GIMENO SACRISTÁN, J. O curriculo : uma reflexão sobre a prática. 3 ed, Porto Alegre. Artmed, 2000.

Um comentário:

  1. A síntese é importante para apreender as principais ideias de um texto. Você iniciou a síntese e alguns pontos essenciais não foram abordados...

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