Durante esse período,que estudei na disciplina de escola espaço político pedagógico, percebi o quanto eu não sabia nada sobre o “currículo” era totalmente “leiga”, não fiz o meu ensino médio em formação de professores então, a minha visão de escola é sobre a perspectiva de uma aluna. Entretanto agora já posso até dá uma aula sobre “currículo” (brincadeirinha).
No texto do Libâneo através da minha reflexão, observei que são diversas as causas pelo fracasso na educação, a principal questão é a qualidade do ensino, que está cada vez mais precária, com a “onda” de aprovação automática.
No segundo texto do Antonio Flávio e Vera Maria Candau destacarei o “currículo oculto” que na maior parte passa despercebido pelo professor, valores, atitudes e preconceituosa transmitido através de ações no cotidiano escolar. Já nos textos de Sacristán, o que ficou claro para mim é que o professor é o responsável em adaptar o “currículo” com prática escolar, ou seja associar a teoria com a pratica da sala de aula.Isso ficou bem claro no texto 4 de Sacristán.
Texto 5, trata das questões do livro didáticos, como o professor utiliza os livros, sendo seu único elemento, o professor não planeja aula, ele observa os exercícios e passa as atividades aos seus alunos, os alunos não expõem suas opiniões, não discute então acabam memorizando invés de aprender.
Texto 6, o professor como mediador da teoria com a prática, e exerce sua autonomia não sendo apenas um discurso, mais colocar seus alunos para pensarem e questionar.
Por este motivo, é necessário que o professor amplie sua cultura através de conteúdos, informação, estratégia de pensamento, para que atue de modo critico nas diversas situações cotidianas, a formação continuada é indispensável.
Muito boa sua síntese... Retratou, de forma bastante objetiva, todo o nosso percurso de estudo!! Acredito que tenha apreendido bem os conceitos de currículo...
ResponderExcluir